quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A VIDA DE JOSUÉ - VALENTIA PARA CRER NO PODER DE DEUS.

Principio: Deus nos dá valentia para confiar no seu poder.

Base Bíblica: Josué 9:1 ao 10:26  

Texto para decorar: Lucas 1:37 “Porque para Deus nada é impossível”

Objetivos: Que a criança:

  • Reconheça que a valentia de Josué se devia a sua fé no poder do Senhor.

  • Possa desenvolver uma atitude de confiança em Deus e no seu poder para que obtenha vitória nas áreas problemáticas da sua vida e em sua conduta.

 1-Quebra-gelo: Fazer numa cartolina as palavras cruzadas com as seguintes dicas.

Verticais.

1)    Se você está doente. Aonde deve ir?

2)   Quando você quer brincar. A quem procura?

4) Quando você vai na igreja, quem prega?

6) Quando você tem alguma dúvida na prova. A quem pergunta?

 Quando estoura uma lâmpada em casa. A quem você pede que a troque?

10) Quando você vai na célula e acontece um problema. A quem você chama?

Horizontal.

1) Se você está com muita fome e não tem nada na geladeira. A quem você chama?

2) Se você quer comer comidas gostosas e quer ser paparicado. A casa de que você vai?

3) Se você está com dor de dente. Aonde deve ir?

5) Quando o lixeiro está cheio. Quem vem a recolhe-lo na manhã seguinte? (plural)

7) Quando um ladrão entra no seu quintal. Pra quem você liga?

9) Quando você está brincando na rua e  você quer que o sol brilhe mais tempo para terminar de brincar. Quem é o único que poderia ajudar-te nessa situação?

(aqui a palavra cruzada completa)


1)M
Ã
E
2)A
V
Ó
6)P
E
M
4)P
R
3)D
E
N
T
I
S
T
A
O
I
G
S
F
C
10)L
O
T
E
O
I
8)P
O
S
D
5)G
A
R
I
S
9)D
E
U
S
P
O
R
A
R
7)P
O
L
I
C
I
A

Dizer: Sabemos que não há nenhum ser humano que consiga mudar o tempo, nem aumentar horas ao dia, nem fazer o sol brilhar por mais tempo. Tudo o que diz respeito ao clima e ao tempo está nas mãos de Deus. Deus criou o sol e a lua e é ele que sustenta o universo. Todos os dias e as noites fazem parte de um ciclo que não muda. Precisaríamos de um grande milagre para mudar o tempo. Houve na vida de Josué uma situação na que ele precisava do poder de Deus. Vejamos.

2 – Contando a Historia Bíblica

Figura 1:

-Josué! Josué!

Josué escutou que alguém o chamava com urgência e saiu apressado para ver o que acontecia. Era um mensageiro agitado que vinha correndo da cidade de Gibeom. Os habitantes de Gibeom tinham feito um acordo de paz com os israelitas.

- O senhor e o seu povo têm que nos ajudar! (disse desesperado o mensageiro)           – Estão vindo cinco reis e os seus exércitos para lutar contra nós. Eles vêm para se vingar de nós porque fizemos um trato de paz com vocês!

Acalmando-se um pouco o mensageiro continuou.

-O nosso rei de Gibeom me mandou para informá-lo. Vocês têm que nos socorrer, por favor! Não nos abandonem!

Josué entendia muito bem a situação e sabia que era muito seria. Josué conhecia o poder de esses cinco reis e dos seus exércitos. Mas também sabia que ele e o povo tinham feito uma aliança com o povo de Gibeom e deveriam defendê-los. Sem dúvida esta seria a batalha mais difícil na vida de Josué. Mais uma vez, Josué buscou ao Senhor em oração, para saber o que fazer. O Senhor sabia muito bem que Josué tinha medo perante esta terrível batalha. E mais uma vez o Senhor disse a Josué que estaria com ele.



- Não tenha medo Josué! (Disse o Senhor) Eu entregarei o inimigo nas tuas mãos! Eu pelejarei em favor de vocês mais uma vez!

Com o animo renovado e confiando na palavra de Deus Josué reuniu seus generais junto com os homens mais valentes do exercito. Eles planejaram como lutariam e nessa mesma noite partiram para Gibeom, onde lutariam contra os cinco reis e os seus exércitos.

Figura 2:



Ainda era de noite quando chegaram a Gibeom. Encontraram os soldados inimigos dormindo, sem imaginar que seriam atacados pelos israelitas. Josué e os seus soldados atacaram ao inimigo, Deus fez com que os soldados inimigos se assustassem muito. Muitos deles morreram e os outros fugiram, e Josué e os seus soldados os perseguiram.

Figura 3:

A batalha continuou violentamente no dia seguinte. Quando parecia que muitos soldados inimigos fugiriam, Deus enviou uma tormenta de pedras de granizo que caiu na cabeça deles sem misericórdia, e morreram mais inimigos com as pedras de granizo do que com a espada de Israel. Quando o exercito de Josué olhou o que o Senhor fizera ficaram muito animados e continuaram pelejando com mais força.  

Josué dirigia seu exercito e os inimigos tentavam escapar, mas Josué os achava. Os  inimigos eram milhares e milhares, o exercito de Josué estava exausto perseguindo aos inimigos! O dia avançava e parecia que a batalha não terminaria mais. O sol ia se ocultando e as sombras começavam a aparecer. Um general veio correndo e disse para Josué.

-O sol está se pondo! Não poderemos vencer completamente esta batalha! O inimigo fugirá na escuridão, eles se esconderão de nós facilmente na noite! O que faremos?

Josué estava preocupado com isso, ele sabia que Deus queria acabar com o inimigo totalmente. Sabia que se a noite chegasse não teriam vitória absoluta. Então pensou em algo incomum, impossível! Teria coragem de pedir a Deus algo assim? Nessa hora lembrou das maravilhas que Deus tinha feito ao seu favor. Como Deus tinha secado o rio Jordão para que o povo atravessasse em seco, como Deus tinha derrubado os muros de Jericó. O poderoso Deus estava junto com eles! Lembrava do medo que tivera quando Deus o chamou a liderar o povo de Israel, mas hoje que diferente era tudo. Josué tinha muitas provas de que Deus estava com ele. E crescia no seu coração a valentia de pedir algo impossível a Deus!.

Figura 4:

Josué estendeu a sua mão em direção ao sol, apontando com o dedo par ele. Os soldados que estavam perto olharam para Josué muito intrigados! O que será que ele está fazendo agora?

A voz de Josué se ouviu cheia de confiança e fé por cima dos barulhos da batalha.

-Senhor Deus! Te peço para que faças com que o sol pare nesse lugar até que terminemos a batalha!

Os que ouviram ficaram surpresos. Nunca tinha ouvido um pedido como esse! Ou Josué tinha ficado louco ou era o homem de mais fé e valentia que eles jamais tinham conhecido.

A batalha continuou. Depois de um tempo se ouviu o primeiro grito.

- Olhem! O sol não está descendo! É um milagre!

Outros soldados começaram a gritar.

-Deus luta por nós! O sol se deteve! Lutemos porque a vitória e nossa e do nosso Deus!

Com novas forças os cansados soldados israelitas lutavam contra os seus inimigos.

Olhavam com admiração ao seu líder Josué que com grande fé havia conseguido um milagre como jamais eles tinham visto. O Sol ficou no mesmo lugar até que a batalha terminou. Não escapou nenhum soldado dos inimigos. Eles tiveram uma grande vitória.

Assim como Deus prometera a Abraham, Isaque e Jacó, Deus deu ao povo de Israel a terra prometida e fizera grandes milagres a favor do seu povo.

3- Hora de conversar

  • Tem alguma coisa que os homens acham impossíveis?

  • O que precisamos ter para ver milagres acontecer?( fé, valentia, confiança)

  • Tem alguma coisa impossível para Deus?

  • Que coisas que pareciam impossíveis você viu Deus fazer?

  • Tem alguma causa “impossível” na sua família? Doença, desemprego, problemas? (Incentive as crianças a orarem de a dois e a declarar os milagres de Deus) 

4- Hora de Brincar:

Colorir o desenho de Josué e o grande milagre que Deus operou ao seu favor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário