quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O cego Bartimeu - A Fé que Salva


Base Bíblica: Mt20. 29a34; Mc10. 46a52; Lc18. 35a43.
Versículo para memorizar:   Mas o justo viverá da fé. Heb. 10:38.

A principio comece a história perguntando aos pequeninos se eles conhecem alguma pessoa que seja cega ou se já viram alguém cego, até mesmo pela televisão.
         Como é o comportamento de um deficiente visual (cego)? Quais as dificuldades deles? Quais os auxílios que eles têm para andar? (desde o uso e auxílio da bengala, do cão guia e de pessoas para lhes ajudarem)... Falem também dos obstáculos como, por exemplo: buracos nas ruas, locais desconhecidos, o desafio de atravessar as avenidas movimentadas, encontrar objetos, etc e tal.
         Você pode utilizar também o recurso da brincadeira de amarrar um lenço nos olhos de uma criança e esconder um objeto, para ilustrar experimentalmente, a impressão e sensação de encontrar coisas sem iluminação, o som dos barulhos externos, o sentido do tato, enfim, possibilitar as crianças um universo imaginário diferente do que elas vivem no cotidiano e despertá-las para o empenho em ajudar ao próximo e louvarem ao Senhor pelos seus sentidos da visão, audição, tato, olfato e paladar. Será maravilhoso forjar essa consciência de gratidão e cooperação em seus corações, pois as crianças certamente se divertirão e apreenderão mais facilmente sobre o louvor nas Escrituras através do cego Bartimeu.

História:
  
Jesus e seus amigos, os discípulos, estavam passando pela cidade de Jericó. Na beira do caminho estava um homem chamado Bartimeu. Ele era cego e estava pedindo esmolas. Quando ouviu a multidão barulhenta que passava, perguntou o que era aquilo e alguém lhe respondeu que era Jesus, o Nazareno.
  Então Bartimeu não perdeu tempo e começou a gritar e a clamar:
“- Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia (compaixão, pena) de mim!” As pessoas que iam à frente do cego, o repreendiam mandando que ele se calasse que ficasse quieto, pois Jesus já estava longe e não iria ouvi-lo.
  Mas ele gritava ainda mais: “- Filho de Davi tem misericórdia de mim!”. Jesus então parou e mandou que lhe chamassem o cego. Eles chamaram e disseram a Bartimeu: “- Coragem, levante-se pois Jesus está te chamando.
Bartimeu então jogou sua capa, levantou-se depressa e foi até Jesus.
E Jesus perguntou a Bartimeu: “- O que você quer que eu faça”. Bartimeu respondeu: “-Senhor, eu quero ver de novo!”.
 Então Jesus lhe disse: “- Recupera a tua vista, você está curado porque teve fé. Tua fé te salvou!”
E Imediatamente Bartimeu começou a enxergar e passou a seguir Jesus pelo caminho, louvando a Deus. Todo o povo vendo o que acontecera com Bartimeu dava louvores a Deus. 
Às vezes, não somos cegos visuais, porém estamos tão indiferentes, distantes, de olhos fechados, para os milagres de Deus que nem percebemos o seu agir nas nossas vidas, nas nossas famílias, nas nossas histórias, e por isso permanecemos como mudos na sua presença, abramos bem os nossos olhos e louvemos ao nosso amado Deus por tudo que Ele faz ao nosso redor!!!


 Recursos Visuais:

 Para contar essa historinha você vai precisar do material: 
- 1 bexiga 
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira) 
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto) 
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta) 
- 1 cadeira 
- 1 caneca ou similar 
Pronto! Eis o cego Bartimeu. 
Mas… não monte ele antes… Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.
                                   op1 HISTÓRIA CEGO BARTIMEU para crianças 
Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bart, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça. 

História Ilustrada:
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4

Atividades sugeridas:

A criança pode com essa atividade contar a história em casa para os pais ou irmãos.

Ou então:

Deus nos abençõe!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário