quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Conquista de Jericó


1- Objetivo: Ensinar às crianças que devemos obedecer a todas as ordens que o Senhor nos der, e crer nas Suas promessas para nós!
2- Quebra-Gelo: Você já assistiu um filme de batalha? Conte como foi.
Depois que as crianças falarem, diga que você também tem uma história para contar sobre batalha, só que bem diferente das batalhas que elas contaram.
3- Versículo para Memorizar: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Josué 1:9
4- Leitura da Bíblia: Josué 6:1-27
5- Mensagem: Os portões da cidade de Jericó estavam muito bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade. O SENHOR Deus disse a Josué: — Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias. Na frente da arca da aliança, irão sete sacerdotes, cada um levando uma corneta de chifre de carneiro. No sétimo dia você e os seus soldados marcharão sete vezes em volta da cidade, e os sacerdotes tocarão as cornetas. Quando eles derem um toque longo, todo o povo gritará bem alto, e então a muralha da cidade cairá. Aí cada um avançará diretamente para a cidade. Josué chamou os sacerdotes e disse: — Carreguem a arca da aliança, e na frente fiquem sete sacerdotes levando cornetas. E disse ao povo: — Comecem a marchar em volta da cidade! E que os soldados marchem na frente da arca da aliança de Deus, o SENHOR! Aí Josué ordenou que os sacerdotes dessem uma volta ao redor da cidade, carregando a arca da aliança. Depois voltaram ao acampamento e passaram a noite lá. No dia seguinte Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes carregaram a arca. Os sete sacerdotes que levavam as sete cornetas, iam na frente, tocando sem parar. Os soldados iam na frente deles, e um grupo de guardas seguia a arca. As cornetas não paravam de tocar. No segundo dia marcharam de novo uma vez em volta da cidade e voltaram ao acampamento. E fizeram isso durante seis dias. No sétimo dia levantaram-se de madrugada e marcharam em volta da cidade sete vezes no mesmo dia. Foi só nesse dia que deram sete voltas em redor da cidade. Na sétima volta, quando os sacerdotes acabaram de tocar as cornetas, Josué disse ao povo: — Gritem agora! O SENHOR Deus está entregando Jericó a vocês! Então os sacerdotes tocaram as cornetas. Logo que o povo ouviu este som, gritou com toda a força, e a muralha caiu. Aí todos subiram, entraram na cidade e a tomaram. Assim o SENHOR Deus esteve com Josué, e a fama de Josué se espalhou por todo o país.
6-Aplicação: Os israelitas obedeceram direitinho todas as ordens dadas por Deus! Eles não só foram obedientes, como também tiveram fé que Deus os ajudaria a conquistar a cidade de Jericó, e foi uma grande vitória ! O Senhor foi fiel e cumpriu a promessa que deu a Josué: “Não tenha medo, estarei contigo por onde for.” Josué venceu porque confiou em Deus, creu na conquista de Jericó! E você ? Crê nas promessas de Deus? Saiba que as promessas de Deus são para você também! E você vencerá o inimigo. Qual tem sido o seu inimigo hoje? O diabo usa um colega pra te tratar mal, para trazer briga entre os pais, para prender as pessoas no vício da bebida e droga! Ma o Senhor é mais forte e tem mais poder que o nosso inimigo! Apenas creia e obedeça! E o Senhor te dará vitória!
7- Exercício de fixação: Faça a encenação com as crianças da história da Conquista de Jericó. Não se esqueça das cornetas. Elas vão amar fazer essa encenação! Barulho é com elas!
8-Comunhão/ Encerramento










A VIDA DE JOSUÉ - A OUSADIA QUE DEUS DÁ.

Principio: Deus nos dá ousadia para assumir responsabilidades.

Objetivos:

  • Que a criança compreenda o difícil que foi para Josué assumir as responsabilidades de Moises como líder de do povo de Israel.

  • Que a criança sinta segurança em situações nas que tem que assumir responsabilidades.

  • Que a criança tome consciência da ajuda de Deus na sua vida a toda hora, ainda nos momentos mais difíceis.

Texto para decorar: Josué 1:9 “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

1- Quebra-gelo.

Pedir para que as crianças se dividam em duplas. Dizer: Vamos tomar três minutos para representar algumas responsabilidades que temos que fazer durante a semana. Por exemplo, arrumar a cama, lavar louça, varrer o quintal, fazer mandados, dar banho no cachorro, limpar a calçada, etc. Cada dupla terá dois minutinhos para representar a responsabilidade que eles tem (só uma) Depois de assistir todos os grupos perguntar qual dessas tarefas parece mais difícil de fazer. Por quê? Perguntar também como essa atividade poderia ficar mais fácil de fazer? (Guiar as crianças a responder que se tivessem ajuda seria mais fácil).

Dizer: “Tudo fica mais complicado se o fizermos sozinhos. Hoje veremos na Bíblia a experiência de um homem que enfrentava uma grande responsabilidade e estava sozinho para trabalhar. Vejamos quem ajudou ele nessa difícil tarefa”.

 2 – Contando a Historia Bíblica

 Figura 1.



Josué estava muito desanimado. Ele estava muito triste pela morte de Moises (um homem que tinha sido mais que um pai para ele), e também tinha medo. Tinha medo porque não sabia o que tinha que fazer agora. Por muitos anos tinha servido a Moises em tudo, e agora sentia um vazio no seu coração. Josué olhava para o acampamento do povo de Israel e pensava: “São tantos! Milhares e milhares!” Josué lembrava-se de todas as vezes que Moises tinha tomado decisões difíceis para guiar ao povo. “Como será que Moises fez para cuidar todo este povo?”

Ele também lembrava de todas as vezes que o povo tinha se queixado e querido matar Moises porque estavam irados por alguma coisa. Quando lembrava isto, Josué ficava com mais medo ainda.

 Figura 2.



Nessa hora Josué lembrou as palavras de Moisés antes de morrer. Ele ainda lembrava das mãos do ancião colocadas na sua cabeça enquanto pronunciava palavras que o faziam entristecer. Moises o tinha designado como novo líder de Israel.

-Este é o homem –declarou Moisés diante da multidão- que será o líder depois de minha morte. Esta é a vontade de Deus.

Quando Josué pensava em tudo isto ficava muito assustado. Tal vez este seja o momento de fugir.

-É uma responsabilidade muito grande para mim! –pensava Josué- Nunca vou poder cumprir com esta responsabilidade tão grande! Tomara tivesse alguém que me ajudasse!

 Figura 3 .

De repente Josué sentiu que alguém falava com ele. Imediatamente percebeu que era Deus que falava com ele. Ele escutou atentamente:

-Josué, meu servo Moisés morreu, agora é você que deve atravessar o rio Jordão com todo o povo de Israel pra tomar posse das terras que eu tenho prometido dar  para vocês.

-Atravessar o Jordão? Como farei isso com tantas pessoas? Nós não temos embarcações.- Então pensou em todos os inimigos que tinham e moravam em cidades fortificadas. O que aconteceria com o povo quando chegasse do outro lado do rio Jordan? Como poderia enfrentar essas grandes cidades e ainda sem armas? O Senhor estava pedindo algo impossível! Seu coração se encheu de dúvidas e temores. Mas o Senhor continuou falando com ele:

-Eu te darei a terra, e ninguém te poderá derrotar nunca na tua vida, porque eu estarei contigo como estive com Moises.

Dentro do coração de Josué alguma coisa começou a mudar. Começou a sentir segurança e esperança. Tal vez não teria que enfrentar todos os inimigos sozinho como ele tinha pensado. Então voltou a ouvir a voz de Deus que dizia:

- Eu somente te peço duas coisas Josué: Que sejas muito valente e que cumpras Minhas Palavras escritas na lei que Moises te deu. Pensa nessas palavras de dia e de noite para que for bem em tudo quanto você fizer.

Josué voltou a olhar o acampamento com milhares de pessoas e voltou a sentir medo. Ainda que seguisse a lei fielmente como poderia fazer para guiar todas essas pessoas?

- Não temas! –disse Deus para ele- nem te desanimes porque Eu, teu Senhor e Deus estarei contigo onde quer que você for.

Josué fez um grande silencio. Josué ficou mais um pouco sentado sem dizer nada. Pouco a pouco o medo e a preocupação foram desaparecendo.

-Então não depende de mim! –pensou- Se Deus está comigo como andou com Moises e eu obedeço a sua palavra é Ele que vai dirigir o povo e não eu. Eu somente faço o que ele quer! Uma sensação incrível de segurança invadiu o seu ser.

 Figura 4



Josué se levantou e voltou para o acampamento. Ele já sabia o que tinha que fazer. Também sabia como fazê-lo. Chamou aos chefes do povo e disse com muita autoridade:

- Vão por todo o acampamento e digam a todo mundo que se preparem para viajar. Em três dias vamos atravessar o rio Jordão para tomar posse da terra que o Senhor nos prometeu que nos daria.

Os chefes obedeceram sem questionar nada. Reconheciam que Josué era o novo líder e que deviam obedecer as suas ordens. Josué continuou dando instruções a outras pessoas e organizando todo o povo para poder entrar em Canaã, a terra prometida.

Pouco tempo depois Josué olhou para o povo, todos estavam marchando sem reclamar nenhuma vez! Nesse momento ele escutou que um grupo de lideres de Israel o chamavam. Eles lhe disseram:

- Josué queremos falar com você. Queremos dizer que faremos tudo o que você ordenou. Só queremos pedir para você que seja forte e corajoso. Queremos que a presença de Deus te acompanhe assim como acompanhou a Moises nas suas decisões.

Josué se lembrou do seu desânimo e do grande medo que sentira horas antes e disse:

-Muito obrigado Senhor, porque o Senhor está comigo e porque a Tua Palavra me ajudará a cumprir com esta grande responsabilidade.



 3- Hora de conversar.

Perguntar:

O que fez com que Josué mudasse do medo para a segurança e valentia? (Ele escutou que Deus estaria com ele assim como tinha estado com Moises)

O que tinha que fazer Josué para que a ajuda e a presença de Deus estivessem com ele? (Tinha que ser corajoso e obedecer a Palavra de Deus)

As vezes temos que fazer coisas que dão medo. Olhemos as seguintes figuras:

 Figura 5

“É terrível sentir que estamos sozinhos quando estamos numa prova e parece que esquecemos tudo o que estudamos” Levante a mão quem já passou por isso. Nessa situação Deus nos disse o mesmo que disse a Josué. “Josué 1:9  Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

 Figura 6

As vezes quando nossos pais tem que sair e nos deixam sozinhos ficamos com medo e preocupados. Pensamos: E se acontece alguma coisa? Para esses momentos lembra Josué 1:9. “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Figura 7

Quando nossos pais pedem que cuidemos dos nossos irmãozinhos e eles aprontam todas! É muito difícil saber como agir. Para esses momentos também serve o texto lema de Josué 1:9 “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

Figura 8

Quem gosta de ir no médico ou no dentista! NINGUÉM! Nunca sabemos se vai doer ou o que eles farão! Também para esses momentos é o texto de Josué 1:9 “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

  4- Hora de Brincar / Atividades

Dividir o grupo em dois para brincar de mímicas. Cada grupo deverá mandar uma criança que leia a tarefa, que deverá representar para que seu grupo adivinhe em 2 minutos. Se o grupo consegue acertar é ponto para o grupo. E toca a vez do outro grupo. Só pode arriscar uma vez se errar perde a vez.

Lista de tarefas para ser representadas pelos grupos.

Estudar para uma prova.                                Cuidar dos irmãos

Ir no dentista.                                                 Banhar o cachorro.

Comprar pão.                                                 Ir no médico.

Fazer a cama.                                                 Molhar ou regar as plantas.

Arrumar os brinquedos.                                 Levar a roupa suja no cesto.

Levar o lixo pra fora.                           Encher as garrafas de água e coloca-las na geladeira.

Lavar roupa na mão.                                Escovar os dentes.

Tomar banho.                                                 Lavar o cabelo.

Arrumar a mesa para almoçar.                       Lavar a louça.

Secar a louça.                                                 Passar pano no chão.

Fazer as tarefas da escola.                              Varrer o quintal ou a calçada.